cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

MS Excel BVO

ca.goncalves
Level 2
Existe alguma action que eu possa verificar ser um arquivo esta sendo utilizado por outra pessoa?  Estou desenvolvendo um bot, se a planilha estiver aberta tenho que gerar uma exceção.

------------------------------
Carlos Alberto Goncalves
Developer
Dirwa
America/Sao_Paulo
------------------------------
1 BEST ANSWER

Best Answers

CarlosMartin
Staff
Staff

Pessoal,

Boa noite. A melhor prática da Blue Prism é usar a mecánica dos locks. Tendo uma boa lógica de locks o recurso (arquivo excel) não vai ter problemas de ter mais de um robô abrindo.



------------------------------
Carlos Martin
Sr Product Consultant
Blue Prism
America/Chicago
------------------------------

View answer in original post

3 REPLIES 3

Oi Carlos!

Acredito que você pode tentar duas abordagens, a primeira é mapear os campos da mensagem de erro que aparece ao se tentar abrir o arquivo:

A segunda, acredito que mais recomendada é usar um Code Stage e implementar um código em VB que checa se o arquivo está aberto, como o abaixo:

https://stackoverflow.com/questions/9373082/detect-whether-excel-workbook-is-already-open

Espero ter ajudado,

Abraços



------------------------------
Marcelo Guimarães
------------------------------

flavio.lara
Level 5
Olá Carlos,
você tentou usar a Action "Is Ready Only" da Utility MS Excel VBO?

Creio que ela pode te ajudar. Caso contrário terá que construir algo como sugerido pelo Marcelo.

Veja que abrindo um Excel que já está aberto ela não retorna erro e você pode validar o atributo "Read Only" da mesma.
1570.png

Abs,

------------------------------
Flavio Lara
System Analyst
Vallourec Tubos do Brasil
America/Sao_PauloBrazil
------------------------------

CarlosMartin
Staff
Staff

Pessoal,

Boa noite. A melhor prática da Blue Prism é usar a mecánica dos locks. Tendo uma boa lógica de locks o recurso (arquivo excel) não vai ter problemas de ter mais de um robô abrindo.



------------------------------
Carlos Martin
Sr Product Consultant
Blue Prism
America/Chicago
------------------------------